Meditação e Yoga são aliadas no combate contra a ansiedade 

A meditação e a yoga trazem benefícios para as pessoas que sofrem com a ansiedade e buscam se conectar melhor consigo mesmo 

Sabemos que a ansiedade é considerada o mal do século e por ser uma emoção vaga que desperta medo e tensão no indivíduo que ocorre em situações de risco ou ameaças faz com que as pessoas não identifiquem logo de imediato. A ansiedade causa palpitações, irritabilidade e tensões pelo corpo, cada pessoa irá sentir de uma forma, por isso é importante ficar ligado(a) aos sinais. 

De acordo com os estudos, ficar ansioso é considerado normal, porém quando causa sofrimento precisa ser olhado de outra forma, encontrando isso como um sinal de alerta para ficar atento e observar. Para cuidar da ansiedade é preciso buscar ajuda psicológica e entender que seu corpo, mente e hábitos do dia a dia precisam ser olhados de uma maneira mais atenciosa. 

Leia também: 6 dicas de hábitos saudáveis que vai melhorar a sua rotina 

Mas o que é Yoga e o que é Meditação? 

A prática de Yoga é original da Índia e tem por objetivo unir o corpo, mente e espírito, fazendo com que toda a mudança acontece de dentro para fora e com que as pessoas se reconectem com sua essência, podendo controlar suas crises de ansiedade e estresse. 

Além do que um dos métodos principais da Yoga é a respiração, que traz mais oxigênio para o sangue que faz com que o cérebro acompanhe a respiração trazendo paz e calmaria. Como já deu pra perceber, em um momento de crise de ansiedade a prática de yoga ajuda a controlar a respiração. 

Já a meditação é um “estado de consciência” trazida pelos orientais de que mostra como esvaziar a mente e se concentrar apenas na sua respiração faz com que você consiga diminuir a ansiedade e ficar mais conectado com você mesmo. Ambas fazem parte uma da outra e por isso ambas juntas auxiliam você a se encontrar numa paz em meio ao caos. 

Confira alguns benefícios de quem prática meditação e yoga: 

  • Melhora a qualidade de vida 
  • Reduz o estresse  
  • Alivia crises de ansiedade, a depressão e a insônia 
  • Estimula o seu corpo a produzir hormônios  

Além desses benefícios citados acima existem muitos outros relacionados a melhoria do estilo de vida e como a prática de yoga e meditação muda a vida de muitas pessoas que as pratica.

Como a meditação e a yoga ajudam na ansiedade?

Essa prática ajuda milhões de pessoas a se reconectar com seu Eu interior e se auto conhecer. Não é porque prática yoga e meditação que o individuo não irá mais ter crise de ansiedade, não é isso, mas a prática dessas duas atividades mostra como pessoas conseguem controlar mais suas crises e ficar mais calmo.

A junção dessas duas atividades é um plus a mais para que sua vida seja mais saudável, que sua rotina seja mais calma e suas crises diminuam a frequência.

Se você tem vontade de se reconectar mais, procure fazer uma dessas práticas e fique menos ansioso(a).

 

Fonte: Folha Web