Sabe o que é o Seguro Prestamista? Venha saber mais

O seguro prestamista tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização para a quitação, amortização ou até o pagamento de um determinado número de parcelas de uma dívida contraída ou um compromisso assumido pelo segurado, caso ocorra um dos riscos cobertos pelo seguro. 

É uma proteção extra para quem comprou um bem de forma parcelada. 

Sendo assim, o seguro prestamista beneficia, em primeiro lugar o credor, que recebe os valores referentes ao que falta ser pago, e, depois, ao cliente que tem sua dívida quitada. 

Vamos entender melhor o que é o Seguro Prestamista e como ele funciona?  

O que é o Seguro Prestamista? 

O seguro Prestamista é voltado para o pagamento de obrigações financeiras, no caso de situações inesperadas que possa ocorrer com o segurado, que impeçam a quitação de dívidas. 

A indenização poderá ser decorrente de morte ou invalidez permanente total por acidente, a qual será utilizada pelo beneficiário para antecipação da liquidação do saldo devedor em nome do segurado. 

Quando o Seguro Prestamista é aplicado? 

É aplicado para quem possui compromissos financeiros como: 

  • Financiamento ou compra de carro, moto ou outros veículos; 
  • Empréstimo consignado; 
  • Cartão de crédito; 
  • Condomínio; 
  • Empréstimo pessoal; 
  • Carnês de lojas; 
  • Consórcios. 

Para as empresas credoras, o seguro tem a vantagem de auxiliar a reduzir a inadimplência, e para os devedores que se configuram como segurados, uma garantia de tranquilidade para o segurado e sua família. 

Leia também: Seguro Prestamista para as operações de Securitização de Recebíveis  

Quando contratar o Seguro Prestamista e quem ele protege? 

O seguro Prestamista deve ser contratado no ato da tomada de crédito, devendo permanecer vigente por todo o prazo da dívida, até a sua liquidação. 

O seguro Prestamista protege o financiador do contrato de crédito para aquisição de bens e/ou serviços (Credor) e também o tomador desse crédito (Devedor) e sua família. 

Isso se aplica nos casos previstos de morte ou invalidez de pessoa física ou jurídica que assine o contrato da dívida.  

Essa pessoa irá configurar na operação como Devedor. O Credor será o beneficiário da apólice contratada.  

O tomador de crédito e sua família são protegidos, ao ter a segurança de que, na falta do devedor, a dívida será quitada, não recaindo sobre a família. 

Essa modalidade de Seguro é ótima para quem não tem patrimônio, pois evita o endividamento em momentos difíceis. 

Quem pode contratar o seguro Prestamista? 

Quem pode contratar este seguro é a empresa que oferece o crédito. Fica a cargo dela oferecer o seguro ao consumidor que está tomando crédito.  

As empresas que oferecem crédito são as Instituições Financeiras, podem ser: 

  • Bancos 
  • Fundos Imobiliários 
  • Administradoras de Consórcios 
  • Cooperativas de Crédito 
  • Correspondentes Bancários, entre outros. 

Conheça as coberturas do Seguro Prestamista 

  • Morte acidental e/ou natural, que garante o pagamento do saldo total ou parcial da dívida em caso de morte do segurado; 
  • Invalidez Total Permanente por Acidente, que garante pagamento para situações de invalidez por acidente; 
  • Perda de Renda por Desemprego, para quem tem emprego com registro em carteira (CLT). O seguro oferece indenização em casos de demissão involuntária; 
  • Perda de Renda por Incapacidade Física ou Doença, para autônomos ou profissionais liberais. O seguro oferece indenização em casos de incapacidade. 

Para casos de empréstimo consignado realizados em convênios públicos, o seguro prestamista cobre morte e invalidez. 

A vigência do seguro prestamista (ou seja, a validade da apólice de seguro) é a mesma do contrato de financiamento ou empréstimo.  

Se você fez um financiamento de 60 meses e contratou o seguro, ele também valerá por 60 meses. 

Como acionar o Seguro Prestamista? 

Para acionar esse seguro, o segurado ou alguém da família deve entrar em contato com a seguradora responsável pela proteção. 

Em caso de perda de renda por desemprego: quando há uma demissão sem justa causa, é preciso organizar os documentos listados nas condições do seguro e em seguida acione a seguradora. 

Para casos de morte: os familiares devem acionar a seguradora com toda a documentação para receberem a indenização, que pagará parcial ou totalmente a dívida deixada por quem faleceu. 

O Seguro Prestamista como vocês acabara de ler é uma segurança para os seus bens, em caso de morte ou invalidez e outras modalidades. 

Ficou interessado, fala com Especialista Secury clicando num botão abaixo e tire suas dúvidas sobre o Seguro Prestamista. 

 

Fonte: GEOZurichBanco Pan