Saiba porque o Seguro Auto ficou mais simples

A partir de 1º de setembro de 2021, entrou em vigor as novas normas para seguro de carro no país, publicadas pela Circular nº 639 da SUSEP, que dispõe sobre regras e critérios para a operação de seguros do grupo automóvel.

As mudanças vão flexibilizar a oferta de seguros e consequentemente atrairão novos segurados num mercado onde, segundo a FenSeg.

Atualmente, pouco mais de 30% dos veículos possuem seguro.

O seguro auto é uma das principais modalidades do país, responsável pela arrecadação de R$ 17,43 bilhões em prêmios no primeiro semestre do ano.

Desta forma, o valor é 6,8% superior ao do mesmo período de 2020.

Segundo Antonio Trindade, presidente da FenSeg, “O ambiente regulatório mais flexível está alinhado às melhores práticas internacionais envolvendo o Seguro Auto.

Nesse sentido, o normativo traz benefícios significativos para o consumidor e para o mercado de seguros como um todo” 

A padronização de produtos deixa de ser a forma clássica de atuação das seguradoras. A Circular estimula a criação de novos produtos, com claro ganho de eficiência.

O resultado é o aumento da competitividade e da inovação no segmento”, finaliza Antonio Trindade.

Veja como você pode se beneficiar com as novas normas

  • o seguro ser contratado sem a identificação exata do veículo
  • as coberturas de responsabilidade civil facultativa, assistência e acidentes pessoais de passageiros vinculadas ao condutor, independentemente de quem seja o proprietário do veículo

Estas medidas, alinhadas com práticas internacionais, aumentam, por exemplo, o acesso a motoristas de aplicativos e condutores que já adotam o compartilhamento de automóveis, utilizam carros por assinatura ou alugados

  • contratação de serviços de seguro de forma personalizada

Isso significa que será possível escolher pelo que pagar, ou seja, o usuário pode optar por contratar seguro de carro apenas para acidentes e não para roubo e furto.

Para a Federação Nacional de Seguros Gerais, as mudanças devem abrir caminho para um novo cenário de inovações e competitividade nesse setor, beneficiando os consumidores.

Por outro lado, a Federação afirma que ainda é cedo para saber se essas mudanças de fato aumentarão o número de segurados.

“A mudança ainda é muito recente, vai levar um tempo até que as empresas se estruturem. Você precisa testar a aceitação dos novos produtos, saber se terão viabilidade comercial”, informou a FenSeg .

Quer saber mais sobre o Seguro Auto. Então clique abaixo e fale com um especialista.

Fonte: Susep e Fenseg

Deixe um comentário