Entenda o crescimento e que é o Seguro Cibernético

De acordo com o levantamento de pesquisa feita pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a procura por seguros cibernéticos aumentou em 41,5% nos primeiros meses de 2022, quando comparado ao ano passado, e continua aumentando. 

Sendo assim, vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, nº 13.709, de 14 de agosto de 2018; em vigor desde 18 de setembro de 2021) trouxe ao nosso país um novo estado de consciência sobre a segurança da informação e como é importante estar protegido com um Seguro Cibernético. 

Sabemos que esse tema já não é novidade, principalmente no ambiente empresarial, onde a preocupação por proteção de informação é grande, por isso cada vez mais foram adotadas medidas limitativas do uso de dados sigilosos. 

Por isso a LGPD amplificou tais práticas, em prol de um ambiente virtual mais seguro, protetivo da privacidade, da intimidade, da autodeterminação individual, da honra e da imagem. Determinando disciplinas, de uma forma generalizada, possuindo condutas pertinentes ao uso de dados pessoais. 

Além da procura ser realmente alta, vale a pena entender e saber como funciona. Esse aumento mostra como a procura por esse seguro ajuda a diminuir os prejuízos de uma empresa caso a mesma venha sofrer um ataque cibernético.  

Leia também: Confira 4 dicas de como escolher o seu Seguro Cyber 

O que é o Seguro Cibernético? E quais algumas de suas coberturas? 

Essa modalidade de Seguro é uma proteção para empresas cuja a apólice visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques cibernéticos, ou incidentes de erros ou negligências causadas internamente na própria companhia; que podem ocasionar o vazamento de dados e danos ao sigilo da informação.  

Ou seja, as apólices são personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. Em suas apólices estão incluídas coberturas para: 

  • custos de defesa 
  • multas ou outras sanções impostas pelas autoridades aplicadoras da LGPD (desde que decorrentes de conduta culposa do segurado) 
  • despesas para a recomposição reputacional.    
  • custos e despesas para determinar se os dados eletrônicos podem ser ou não restaurados, restabelecidos ou recriados, entre outras coberturas que sejam necessárias para a proteção da empresa. 

Como o Seguro Cibernético ajuda sua empresa a se proteger? 

A tecnologia é algo que domina nosso mundo, por isso é de grande importância sua empresa estar protegida diante de uma situação de invasão.  

Para cobrir prejuízos originados por um ataque cibernético, seja uma interrupção nas operações ou uma ação judicial envolvendo terceiros, o Seguro Cibernético da sua empresa conta com suporte e proteção nessas situações. 

Sendo assim, estar protegido com um Seguro Cibernético é proteger toda sua base de clientes, funcionários e seu patrimônio. Levando em consideração que a maioria dos ataques acontece por erro humano  

Como contratar um Seguro Cibernético? 

Para que você encontre o Seguro Cibernético ideal, que melhor vai atender as necessidades da sua empresa é fácil, fale com um Especialista Secury e faça sua cotação! 

 

Fonte: Consultor Jurídico