5 doenças comuns de inverno: saiba como evitá-las 

Com a chegada do frio no inverno os casos de gripe aumentam de 5 a 70%. A baixa temperatura e umidade do ar faz com que a concentração de poluentes seja maior e desencadeei nas pessoas doenças como, gripes e resfriados, bronquite, asma, amidalite e rinites alérgicas. 

No Brasil cerca de 25% da população sofrem com problemas respiratórios, sendo eles especialmente idosos e crianças, por isso a melhor maneira de evitar que esse número aumente é se prevenir. Como é um período mais frio as pessoas tendem a ficar em lugares mais fechados e com pouca ventilação, o que facilita a propagação de bactérias e vírus. 

Por isso para que seja evitado o crescimento de casos de gripes, ainda mais com a pandemia, é essencial que as pessoas procurem ir a lugares poucos ventilados e com aglomeração, lembrando também que tomar vacina contra o Covid-19, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, cobrir a boca e nariz ao espirrar ou tossir e utilizar máscaras quando estiver gripado é o correto a se fazer. 

Com isso trouxemos algumas dicas para que você possa se proteger das doenças de inverno e passar por essa estação sem adoecer, sabendo quais as doenças mais comuns e como se prevenir. 

Quais são as doenças de inverno? 

Gripes e resfriados 

Mesmo com sintomas semelhantes a gripe e o resfriado são bem diferentes. O resfriado tem provoca espirros, obstrução nasal, coriza, tosse, dor no corpo, dura em média cinco dias podendo chegar a duas semanas, é transmitido pelo contato direto entre as pessoas. 

Já a gripe que pode ser causada pelo vírus influenza, tem os mesmos sintomas de resfriados, porém com febre alta, os sintomas são bem mais intensos e dura bem mais tempo. 

Bronquite 

Os broncos inflamam, impedindo com que o ar chegue até os pulmões, os sintomas principais são tosse acompanhado com secreção (catarro). 

Asma 

Uma doença bastante comum em adultos e crianças, é uma inflamação das vias aéreas e pulmonar que causa falta de ar, chiado no pulmão e tosse. 

Amidalite 

É uma inflamação nas amidalas, podendo ser viral ou bacteriana, trazendo dor de garganta, dificuldade ao engolir alimentos e febre. 

Renites alérgicas 

Sendo a mais comum entre as alergias a renite aparece em mudanças climáticas, causada pela inflamação ou irritação na mucosa do nariz, causando espirros, coceiras e entupimento do nariz. 

Como se prevenir e evitar essas doenças? 

Para que você consiga passar o mais saudável pelo o inverno e não ficar doente com algumas das doenças citadas acima siga as dicas abaixo: 

  • Evitar contato com o nariz, boca e olhos depois de tocar superfícies 
  • Use álcool em gel 
  • Lave as mãos 
  • Tenha uma alimentação saudável rica de frutas, vegetais e proteína 
  • Mantenha o ambiente da sua casa arejado e que receba a luz do sol 
  • Faça vacinação anual de gripe e doses de reforço contra a Covid-19  
  • Evite aglomerações e lugares fechados 
  • Pratique o auto cuidado com você e com quem você ama 

Mesmo com todas essas dicas é preciso estar sempre checando sua saúde e ter uma rotina saudável em toda época do ano, só assim você sempre estará com a sua imunidade lá em cima e dificilmente ficará doente. 

 

 Fonte: Hospital Oswaldo Cruz, Veja Saúde