Mantenha a segurança do seu carro em dia

Convivemos diariamente no trânsito e nele podemos ter diversos papéis diferentes, podemos ser pedestres, motoristas, passageiros, condutores de veículos.

Ser o protagonista de cada papel no trânsito exige que você seja cuidadoso, cauteloso, atencioso, para que assim garanta a sua segurança e a dos outros, ajudando a reduzir os riscos de acidentes. 

Por tanto os motoristas exercem grande responsabilidade no cotidiano e é de grande importância que o seu carro esteja em boas condições e para isso acontecer é necessário manter uma rotina de cuidados em sua manutenção. 

Como manter a segurança do seu carro em dia? 

Hábitos são atitudes diárias que individuo introduz na sua rotina, e ter o hábito de checar o seu carro sempre faz total diferença, pois você está zelando pela sua segurança e de todos os outros que convivem no trânsito. 

Manter a segurança do seu carro reduz acidentes e protege você de algum acidente ou situações desagradáveis. Abaixo confira 4 itens que você deve verificar no seu carro para manter a sua segurança. 

1- Confira os Pneus 

Mantenha em dia os pneus do seu carro calibrados, alinhados e balanceados, verificar se não estão “carecas” (sulcos reduzidos), pois isso aumenta a probabilidade de derrapagem e acidentes, dificultando o motorista na hora de frear. 

Além do que manter o bom estado dos freios, molas, amortecedores, eixos, rolamentos e rodas também é importante para que você tenha uma boa durabilidade dos seus pneus. 

2- Freios em dia sempre 

Os freios são fundamentais para a segurança dos motoristas, esse sistema deve ser verificado periodicamente, já que possui fluídos específicos que protegem e garante a estabilidade térmica e o bom desempenho dos freios. 

3- Itens internos do carro 

Sabemos que o cinto de segurança é indispensável, ele precisa estar sempre em perfeito estado, inclusive os do assento traseiro. Em caso de colisão ou freadas bruscas, o cinto de segurança evita que os ocupantes sejam lançados para fora do carro, garantindo também que o corpo fique na posição correta em caso de acionamento do air bag. 

Verifique sempre se está tudo ok com os encostos do carro também, pois eles ajudam evita lesões em caso de movimentos bruscos da cabeça para frente e para trás em caso de batidas traseiras. O air bag é um item de segurança obrigatório desde de 2014, é uma bolsa de ar que se infla imediatamente em caso de colisão. Fique ligado sobre a validade deste item no manual do veículo. 

4- Combustível de qualidade 

Lembre-se de abastecer em postos que possuam a bandeira dos distribuidores, não confie em valor de combustível muito abaixo do mercado, confira também os selos e lacres do Inmetro. Essas dicas são formas de você evitar de abastecer o seu veículo com combustíveis adulterados, os mesmos podem danificar o sistema do seu carro causando pane. 

A dica é que, se puder, abasteça seu carro com combustíveis aditivados, eles melhoram o desempenho do seu carro, apesar do preço mais alto, promovem economia no consumo e redução de custos. 

Leia também: Conheça as modalidades do Seguro Auto 

Como proteger ainda mais o seu carro, você e terceiros? 

Muitos procuram essa solução para ter mais segurança e ficar seguro, tudo isso você encontra no Seguro Auto.  

O Seguro Auto é um item indispensável para quem estar sempre no meio do trânsito e que estar protegido em caso de situações inesperadas, procurando estar protegidos diante de sinistralidades. 

A Secury pode te ajudar a encontrar o seu Seguro Auto ideal que atenda todas as suas necessidades. Fale com um Especialista e tire suas dúvidas. 

 

Fonte: Segs