Riscos na Construção Civil: saiba quais e como se proteger

Riscos na Construção Civil é um assunto bem abrangente, nesse projeto os envolvidos não são apenas empresas, são também os fornecedores e prestadores de serviços. Senso assim, é de extrema importância estar atento aos riscos que podem acontecer nessa atividade. 

Por isso todos os cuidados são necessários, já que em caso de algum incidente o prejuízo com questões jurídicas, indenizações e muito pior seriam ter perdas de vidas. Os custos são muito altos, por isso ter um bom planejamento e estar seguro é essencial para diminuir os riscos. 

Quais são os principais ricos na Construção Civil? 

Separamos alguns riscos que podem chegar a acontecer numa construção civil, lembrando que mesmo estando com um seguro você não estará isento de um incidente, porém estará assegurado e contará com o suporte para poder lidar com toda a situação. 

Elencamos algumas situações que pode acontecer: 

Riscos de quedas de níveis  

Uma queda é algo que o profissional de Construção Civil sabe que pode acontecer, já que muitas das atividades são realizadas em andaimes, por isso para evitar que isso aconteça, é aconselhado que tenha um treinamento com o operário caso essa situação aconteça, assim como o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

Morte e Invalidez  

Infelizmente é algo decorrente e as indenizações são de custo alto que cresce todos os anos. 

Danos corporais causados a terceiros 

Algo que nunca estará ao nosso controle, podendo acontecer numa obra de pequeno, médio ou de grande porte. Pode atingir inúmeros terceiros e com grandes custos. 

Falha no projeto da obra 

Pode acontecer que um cálculo foi feito errado e um erro do engenheiro, arquiteto ou de outro profissional, os erros causam um custo gigantesco e além do que pode atrasar todo o cronograma. 

Leia também: Seguro Riscos de Engenharia. O que é, e para que contratar? 

Como evitar riscos na Construção Civil? 

Ter o conhecimento dos riscos no seu planejamento já é um grande passo, saber se proteger e preveni-los é ainda melhor. Empresa ou pessoas são obrigados por lei custear os danos causados a terceiros.  

Portanto se algo durante a sua Construção Civil acontecer, a sua empresa será responsabilizada e terá sim que arcar com os custos de reparo do ocorrido.  

Quais são os seguros que ajuda na proteção de riscos na Construção Civil? 

Abaixo confira alguns Seguros importantes e presentes no planejamento da Construção Civil

  • Seguros Ambiental Obras 

Durante o acontecimento de uma obra é necessário saber que existe a possibilidade de riscos ambientais, podendo causar contaminação de água, solo, ar, além de danos a recursos naturais. 

O Seguro oferece proteção financeira, em caso de sinistralidade garante o suporte no gerenciamento na remediação do acidente, inclusive na gestão de crise na comunicação. 

  • Seguros para equipamentos e máquinas na obra 

Um dos seguros de extrema importância que deve estar na sua lista de planejamento, já que esses itens são essenciais para que a obra tenha êxito, podendo ocorrer a paralização da obra caso aconteça algum incidente e por isso o trabalho seja suspendido. 

Sendo assim, esse seguro ajuda no auxílio de reparação caso um dos equipamentos sofra um circuito elétrico, colapso, incêndio e até mesmo roubo qualificado. 

  • Seguro de Responsabilidade Civil Geral para Obras 

O segmento de RC voltado para obras é um produto que vai te ajudar no período que o projeto estará em vigência, caso aconteça um atraso, por exemplo, pode-se prorrogar o prazo do mesmo. 

  • Seguro de Responsabilidade Civil Profissional 

Essa modalidade de seguro respalda os profissionais que estarão envolvidos na obra como os engenheiros, arquitetos e outros responsáveis pela supervisão da obra, considerando possíveis erros, omissões e falhas no acompanhamento das obras ou no projeto em si. 

A cobertura desse seguro serve no amparo de custos de defesa em ações judiciais, indenizações materiais como mão de obra para reparar o dano, lucros cessantes e outros prejuízos que possam ser indenizados. 

Leia também: Conheça o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional 

Entenda que… 

Por mais que você tenha todos os seguros, saiba que eles te auxiliaram caso algum sinistro na Construção Civil aconteça, não os evitando-os, mas sim ajudando na prevenção e na resolução do caso. Muitas dessas modalidades são oferecidas pela a AIG que é nossa parceira.  

Ficou interessado em saber mais? Faça a cotação com um Especialista Secury clicando no botão abaixo. 

 

Fonte: AIG