ESG: entenda a importância dessa sigla no mundo dos Seguros

A sigla ESG está cada vez mais em evidência e vem ganhando cada vez mais importância e destaque no mundo corporativo. Mas o que essa sigla tem haver no mundo dos Seguros? 

Primeiramente vamos entender o que significa ESG: o termo ESG significa Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês. Em tradução simples, é “Ambiental, Social e Governança”, mostra quais empresas se preocupam e contribuem com causas em relação a questões sobre o meio ambiente, buscando agir de forma mais sustentável, assumindo melhores hábitos dentro da organização. 

Vivemos em uma sociedade em que cada vez mais o tema ambiental ganha destaque, tornando-se o mínimo da sua empresa ser “bem vista” diante do meio corporativo e industrial. Mas para poder fazer parte e um bom trabalho para o meio ambiente, é importante entender o que cada letra dessa sigla significa. 

Qual o significado de cada letra da ESG? 

Vamos entender o que cada uma delas significa 

E = Environmental (Ambiental) 

Refere-se a relação de cuidados que as empresas tem voltadas ao meio ambiente. Os temas elencados aqui são: aquecimento global, desmatamento, poluição da água e do ar, gestão de resíduos, entre outros exemplos. 

S = Social 

É referente a Responsabilidade Social e como a empresa se posiciona em prol da sociedade e comunidade. Referindo-se a temas sobre segurança no trabalho, leis trabalhistas, diversidade, etnia, salários, entre outros. 

G = Governance (Governança) 

A Governança está ligada a políticas, estratégias, orientações e tudo que é relacionado a parte administrativa das empresas e entidades. Podemos enxergar isso na transparência da empresa, auditorias internas e externas, respeito a direitos do consumidor, entre outros temas. 

Porque o ESG vem ganhando destaque em todo o mundo? 

Sempre foi exigido que as marcas fossem transparentes e responsáveis, agora no século 21 toda a sociedade está exigindo isso inda mais, já que as marcas que trabalham em pró do meio ambiente ganha destaque entre os usuários. 

Pesquisas demonstram que as empresas que obtém das boas práticas, seja no social, ambiental e na sua governança, tem mais possibilidade de ter uma estabilidade a longo prazo com mais lucratividade e clientes fidelizados. Os investidores buscam por isso na hora de investir em empresas. 

Qual a importância do ESG no mercado de Seguros? 

Como sabemos o tema socioambiental é essencial para uma boa gestão nas organizações, já que uma empresa passar por uma sinistralidade de um risco socioambiental leva a mesma a ter grandes custos financeiros, prejudicando seus acionistas e a companhia como um todos.  

Sabemos que todo serviço e indústria está sujeito a um risco ambiental, por isso é tão importante as empresas tenham um bom planejamento em seu gerenciamento de riscos implantado, tendo que ser monitorado e informado a seus diretores qualquer alteração mínima possível fora de sua normalidade. 

Por isso é muito importante ter uma seguradora da sua confiança para te ajudar a auxiliar sua companhia na gestão de riscos socioambientais, pois a mesma tem um papel fundamental, já que visa prevenir sua companhia de eventuais incidentes que façam com que a mesma acione o Seguro. 

Conheça alguns Seguros que auxiliaram sua empresa a se proteger  

Seguro Ambiental 

Esse produto oferece a proteção contra possíveis incidentes, seja em operações comerciais, industriais, transporte, obras, entre outras. Auxiliando a companhia no monitoramento e na investigação do local afetado por um sinistro, trazendo proteção dos danos ao meio ambiente e a terceiros. 

Seguro de Responsabilidade Civil D&O

Como sabemos a sigla ESG está direcionado para a gestão corporativa das companhias, o Seguro de Responsabilidade D&O (Directors & Offices) é de extrema importância ser contratado, já que tem como finalidade proteger seus diretores e administradores. 

Saiba mais sobre essa modalidade, clicando aqui. 

Seguro Cyber 

Esse seguro é uma forma de proteger sua empresa contra ataques cibernéticos, amparando sua companhia a evitar perdas financeiras, assim como também o vazamento de dados sigilosos.

Os ataques cibernéticos são quaisquer tentativas para se obter acesso a dados de um dispositivo sem autorização, prejudicando empresas e todos que trabalham nela. 

Saiba mais sobre Seguro Cyber, clique aqui. 

Por fim… 

Percebemos que a sigla ESG vem sendo cada vez mais introduzida no ramo corporativo e está ligada a evolução do cuidado das mesmas com o meio ambiente e causas de melhoria. Mas também precisamos estar cientes se a empresa está mesmo nessa causa de verdade, então fique sempre a tento a como a organização trabalha e como se comunica. 

Nós da Secury estamos aqui para te ajudar e achar o plano ideal para sua empresa, fale com um Especialista Secury e saiba mais. 

 

Fonte: AIG