Como funciona o Seguro de Condomínio?

O que muitos não sabem é que existe um Seguro de Condomínio no seu prédio, e que o mesmo também é obrigatório por lei 😱

E sabe quem faz esse papel de cuidar de tudo isso? O seu Sindico. Pois é, o seu Sindico além de cuidar de toda administração do seu prédio, garante toda a organização do mesmo, zelando pelas regras estabelecidas através da assembleia de moradores.  

Mas vamos lá, porque o Seguro de Condomínio é obrigatório? 

O artigo 13 da Lei dos Condomínios estabelece que a edificação deve ser assegurada, com coberturas que protejam todas as unidades autônomas e também as partes comuns contra incêndio ou outro risco que cause destruição em partes do condomínio ou nele todo.

Cabendo ao síndico do condomínio a tarefa de pesquisar o serviço, a corretora e seguradora que atenda melhor as suas necessidades. Lembrando que é preciso analisar todos os riscos possíveis desde as instalações até os funcionários e moradores. 

Sendo assim, o papel do sindico é muito mais importante do que imaginamos, ele não só cuida de toda organização como também é o responsável em administrar todo o procedimento de acionar o seguro em caso de sinistralidade no condomínio. 

E quais as vantagens do Seguro de Condomínio? 

Mesmo sendo um Seguro obrigatório, ele é essencial para a gestão e saúde financeira do condomínio, pois imagine que um curto-circuito aconteça e cause um dano a uma das partes do mesmo, como por exemplo o player, ocasionando fogo nos objetos dessa sala. 

Apesar de serem danos parciais, os reparos desse tipo de ocorrência são caros. Portanto o Seguro Condomínio dá aos síndicos, administradores e até aos condôminos, a tranquilidade de estarem amparados caso uma eventualidade dessa venha a acontecer no seu condomínio. 

Conheça as coberturas básicas desse Seguro: 

  • Incêndio 
  • Queda de Raio 
  • Explosão 
  • Queda de Aeronaves 
  • Fumaça 

Por isso o Seguro de Condomínio deve ser visto como uma proteção ao patrimônio dos seus moradores e também do próprio edifício. Para que a proteção seja continua esse Seguro precisa ser renovado anualmente, para a proteção de todos.

Mas aí você pode estar se perguntando, então se eu tenho Seguro Condomínio não preciso fazer Seguro Residencial? 

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, ter um Seguro Residencial é essencial para a proteção do seu apartamento, então sim, você precisa! Sendo as coberturas do Seguro Residencial bem diferentes do Seguro Condomínio.

O Seguro Residencial possui mais opções de coberturas e proteção a seus bens particulares, assim também como assistências 24 horas como por exemplo: chaveiro, encanador, vidraceiro.

Sendo que o Seguro Condomínio é voltando para cobrir danos ocorridos em áreas comuns do prédio como damos exemplo acima sobre incêndios e curto-circuito, entre outros.

Para saber mais sobre o Seguro Residencial te indico ler esse nosso material aqui: Investir em um Seguro Residencial ajuda nas finanças pessoais 

Gostou de conhecer melhor e também saber a importância do Seguro Condomínio? Tanto ele como outras modalidades de seguro são essenciais ter no seu planejamento.

Nós da Secury podemos te ajudar o Seguro ideal que atenda melhor as suas necessidades. Fale com um Especialista e tire todas as suas dúvidas sobre. 

 

Fonte: Sompo Seguros