Quanto tempo leva para receber o Seguro de Vida?

Sabemos que tudo relacionado a Seguro exige prazos e carências, no Seguro de Vida não é diferente, na hora de escolher a cobertura é necessário também ficar atento ao prazo do recebimento da indenização. 

Vamos entender melhor como funciona esse Seguro? 

O que é o Seguro de Vida? 

É um acordo, entre seguradora e segurado, dando garantia do pagamento de uma indenização na ocorrência de um sinistro previsto pela apólice contratada. Sendo um seguro que restitui, reembolsa e indeniza o próprio titular, ou seus beneficiários e dependentes caso algumas das situações previstas na apólice aconteçam.  

As possibilidades desse seguro são de uma cobertura básica, como é chamada a situação de morte natural, ou coberturas complementares, como mortes acidentais, invalidez permanente total ou parcial. 

Leia também: Conheça as novas coberturas do Seguro de Vida 

Quanto tempo demora para receber esse Seguro? 

É claro que ninguém contrata um Seguro de Vida querendo acioná-lo tão cedo, mas é importante estar ciente que em caso de um sinistro ocorrer, você tem um prazo para fazer a solicitação, caso contrário perde a indenização. 

Portanto, quando ocorre o caso de falecimento, os beneficiários devem solicitar a indenização em até três anos. Já nos casos de invalidez, diárias hospitalares e doenças, nos quais o beneficiário é o próprio contratante, o prazo máximo para acionar o direito é de um ano. 

Depois disso, a seguradora demora um tempo para analisar os documentos e formulários enviados sobre o aviso do sinistro, tendo no máximo 30 dias para dar uma devolutiva. Se o pagamento for negado formalmente, o beneficiário pode acionar o judiciário dentro do prazo prescricional restante. 

Caso seja necessário apresentar algum documento complementar e o prazo ultrapasse os 30 dias, os beneficiários receberão o valor da indenização com correção monetária a partir do 31º dia. 

Leia também: Seguro de Vida individual ou coletivo? 

Quais são os passos para solicitar a indenização? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Seguro de Vida, vamos acompanhar o passo a passo de como solicitar a indenização, caso aconteça algum sinistro. 

Entre em contato com a Seguradora 

Primeiro passo é você entrar em contato com sua seguradora, faça toda a comunicação preferencialmente por e-mail.  

Lembre-se sempre de checar se o evento é coberto pelo seguro e se você tem direito ao benefício. Isso deve ser feito diretamente pelo segurado ou então por algum dos beneficiários, em caso de morte. 

Envie os formulários necessários 

A seguradora enviará protocolos de comunicação do sinistro para que ele seja formalmente documentado de acordo com as exigências contratuais.  

Assim, será preciso preencher um formulário que avisa sobre o sinistro, além de informar vários outros dados e apresentar alguns documentos, como você verá a seguir. 

Encaminhe os documentos 

Para que seja comprovada a veracidade dos fatos, a seguradora vai solicitar uma série de documentos. No caso de falecimento, será preciso apresentar: 

  • a certidão de óbito do segurado; 
  • o documento de identidade do segurado; 
  • o documento de identidade dos beneficiários; 
  • um documento assinado e carimbado pelo médico que descreva a ocorrência do sinistro; 
  • os documentos de comprovação do histórico médico relevante do segurado. 

Já no caso de doenças graves, bem como nos casos de invalidez, será preciso apresentar cópias de todos os exames que comprovem as condições do segurado. 

O prazo para o pagamento da indenização no caso desses dois eventos é o mesmo. Para agilizar tudo, você deve ler atentamente as condições gerais especificadas no contrato, providenciando toda a relação documental dentro do prazo. 

Escolha o Seguro ideal para você 

A coisa mais importante a se fazer é escolher o seguro com as coberturas que vai atender as suas necessidades diante da sua situação de vida atual. 

Portanto, não tenha pressa na hora de escolher o seu seguro, pesquise diferentes coberturas e o custo-benefício de cada um.  

Saiba que aqui na Secury um Especialista te auxiliara em todo esse processo, fazendo com que você encontre o Seguro de Vida ideal para você. Fale com a gente e faça uma cotação! 

 

Fonte: Porto Seguro