Americanas sofre ataques de Hackers e perde Bilhões

Na última segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, as ações da empresa de varejo Americanas despencaram 6,61% na bolsa de valores, chegando a ser negociadas a 31,49, ante 33,72 na sexta-feira passada.   

Sem funcionar desde sábado (19), o site da varejista Americanas retornou ontem, 23 de fevereiro, de maneira gradual. A plataforma caiu após a constatação de um “acesso não autorizado”, segundo informou a empresa. 

No sábado, (19), Miguel Gutierrez, diretor de relações com investidores, enviou um comunicado aos investidores informando que “suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada assim que identificou risco de acesso não autorizado”.  

Miguel Guitierrez também informou que o sistema fora normalizado na parte da tarde e que “não há evidência de comprometimento das bases de dados”, os sites Americanas.com e Submarino.com permaneciam inacessíveis até o final da tarde desta segunda-feira, 21.  

Como prevenção, os sites foram retirados do ar. Até às 12h56 (horário de Brasília) dessa quarta-feira (23), apenas o domínio da Shoptime permanecia com o problema. 

O site da Americanas.com mantém o seguinte comunicado: “Estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente para que você possa comprar com segurança”. 

Todo esse movimento de hackeamento e queda na bolsa é um aviso de que cada vez mais as empresas precisam e devem se proteger contra esse tipo de acontecimento, mais aí você deve se perguntar, como? E eu te respondo, Seguro Cyber! 

Mas o que é um Seguro Cyber? Nesse artigo vou te apresentar e assim também falar um pouco sobre suas modalidades. 

O que é Seguro Cibernético (Seguro Cyber)? 

Esse Seguro é uma proteção a mais para as empresas. Uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação. 

É importante ressaltar que as empresas com ambiente cibernético seguro têm mais facilidade para contratar o seguro, que agirá como última linha de defesa para a proteção financeira da empresa. 

A tecnologia e a informação são recursos fundamentais hoje em dia, por isso, é necessário um investimento com segurança online e em profissionais capacitados para evitar riscos, além de um Seguro Cyber. 

Para cobrir prejuízos originados por um ataque cibernético, seja uma interrupção nas operações ou uma ação judicial envolvendo terceiros, dispomos do Seguro de Riscos Digitais da AIG Seguros. 

Saiba mais: 5 Seguros Importantes para Empresa 

Principais situações e coberturas 

O Seguro de Riscos Cibernéticos da AIG cobre diferentes situações em que as empresas se veem expostas aos crimes de vazamento de dados e Ransomware (sequestro de dados).   

Além disso, oferece ampla cobertura em caso de vazamento de dados armazenados por uma empresa, inclusive contempla o pagamento de multas, como será agora exigido pela nova legislação.   

Saiba mais: Seguro Cyber. Saiba os benefícios em contratar 

Outras coberturas também são oferecidas:   

  • custos de notificação da empresa a seus clientes  
  • responsabilidade pela segurança de dados ato  
  • erro ou omissão que resulte na divulgação dessas informações devido a uma violação de segurança, além de ressarcimento por lucros cessantes.  
  • custos e despesas para determinar se os dados eletrônicos podem ser ou não restaurados, restabelecidos ou recriados; 
  • pagamento das perdas devido a terceiros | acordos e/ou indenizações | custo de defesa  
  • pagamento das perdas devido a terceiros | acordos e/ou indenizações | custo de defesa 

A Secury é parceira da AIG e pode te ajudar a entender melhor esse Seguro para sua a empresa. Fale com um Especialista Secury e faça uma cotação! 

 

Fonte: AIG, Veja