Saiba como acionar o Seguro Prestamista

Você já deve ter recebido a oferta de ter um Seguro Prestamista ao estar iniciando uma compra, um financiamento ou na solicitação de um crédito no banco? 

Muitas das instituições financeiras possuem parcerias com empresas de seguros para poder disponibilizar do Seguro Prestamistas para os seus clientes, você sabe o porquê? 

O Seguro Prestamista nada mais é do que a garantia de que a dívida será paga, mesmo nos casos em que a pessoa que contratou o crédito tenha algum problema grave e não consiga quitar as parcelas em aberto. 

Vamos te explicar melhor como funciona este Seguro.

Leia também: Seguros Prestamista e Habitacional. Saiba a diferença 

Em que situações devo contratar este Seguro? 

A contratação pode ser feita nos seguintes casos:  

  • Compra de um bem (imóvel, carro, moto, eletrodomésticos etc.);  
  • Empréstimos pessoais ou consignados junto a bancos ou instituições financeiras;  
  • Consórcios;  
  • Cobertura de cheque especial;  
  • Cobertura do saldo devedor do cartão de crédito.  

Esse tipo de seguro, no entanto, não pode ser adquirido diretamente pelo cliente. Ele pode optar por contratá-lo se o banco, a loja ou a instituição que fornece o crédito tiver uma parceria com a seguradora.  

Caso ofereçam a você um seguro prestamista, lembre-se de que é uma opção válida para garantir a quitação de suas dívidas se houver algum imprevisto. 

Como o Seguro Prestamista Funciona? 

No momento em que você adquire o bem ou solicita um crédito, a seguradora parceira faz um seguro que pode ser no valor da dívida ou acima dele, de acordo com sua escolha.  

Caso ocorra algo que impeça você de continuar pagando, como súbita perda de renda ou mesmo em caso de falecimento, o credor recebe o pagamento da seguradora e o seu débito fica totalmente quitado. 

Portanto, o Seguro Prestamista garante que não haja inadimplência, em caso de morte ou invalidez do segurado.

Como devo acionar o Seguro Prestamista? 

Portanto, se você venha precisar acionar o seu seguro, o primeiro passo é informar à instituição ou loja em que fez sua compra ou financiamento, para que através dela possa fazer a solicitação. 

Diante da solicitação, você também deve apresentar alguns documentos que comprovem o sinistro, como comprovantes de perda da renda, atestados médicos, data do falecimento ou de algum acidente sofrido que causou a incapacitação entre outros.  

O prazo para o pagamento da indenização varia de acordo com a cobertura do plano contratado, mas costuma girar em torno de 30 dias após o envio da documentação comprobatória necessária.  

É claro que ninguém deseja precisar acionar um seguro, mas é importante ter a segurança e a garantia de poder contar com ele diante dos imprevistos. 

Para saber mais sobre essa modalidade fala com um Especialista Secury. 

 

Fonte: E.xame