Alugue sem fiador. Conheça o Seguro Fiança Locatícia

O Seguro Fiança Locatícia substitui o fiador e garante ao proprietário de imóvel (locador) o recebimento dos aluguéis e encargos vencidos e não pagos pelo inquilino. Este, por sua vez, ganha agilidade na aprovação da sua proposta de aluguel e a segurança de ter um lar sem precisar de fiador. 

Como a questão de ter um fiador e encontrar alguém disposto a arcar com essa responsabilidade não é algo fácil, por isso o Seguro Fiança Locatícia é uma maneira de facilitar de uma forma segura a locação do seu imóvel. 

O que é o Seguro Fiança Locatícia? 

O Seguro Fiança é uma garantia locatícia, que traz segurança no recebimento dos valores da locação ao locador.  
 
A cobertura principal do seguro fiança é a inadimplência de aluguel. Contudo, existem outras coberturas adicionais que podem garantir despesas como: 

  • condomínio 
  • IPTU 
  • contas de consumo (água, luz e gás) 
  • danos ao imóvel 
  • pintura 
  • multa por rescisão 

Como é calculado o valor a ser pago no Seguro Fiança Locatícia? 

No Seguro Fiança não existe valor fixo, geralmente é calculado 1 ou 2 vezes o valor do aluguel diante das coberturas negociadas pelo locador e o locatário.  

A diferença é que no seguro fiança o inquilino tem liberdade para escolher o imóvel que quiser sem depender de ninguém, podendo parcelar o valor do Seguro e ter mais comodidade ao conseguir concluir o negócio. 

Quais as vantagens de ter um Seguro Fiança Locatícia? 

O seguro fiança locatícia é uma boa opção para todas as partes envolvidas na locação. Para o proprietário, é a forma mais ágil de efetivar a locação e não ficar com o imóvel fechado, deixando de ter a renda proveniente da locação e gerando despesas com pagamento de IPTU, taxa de condomínio, manutenção. Também garante ao proprietário do imóvel o pagamento no caso da inadimplência do inquilino. No segundo mês de atraso já é possível obter o ressarcimento. 

Sendo assim, esse Seguro é uma solução para todos os envolvidos, trazendo segurança, agilidade e segurança em todo o processo de locação. 

Quais são as vantagens do seguro fiança? 

Tanto locador quanto locatário encontram vantagens na contratação do seguro fiança.  

As vantagens para o locador são: 

  • segurança no recebimento dos valores da locação 
  • coberturas adicionais de multa, pintura e danos ao imóvel 
  • análise segura e especializada 

Já as vantagens para o locatário são: 

  • liberdade na escolha do imóvel 
  • análise sem burocracia e com resposta rápida 
  • possibilidade de parcelamento 

Como fazer para contratar o Seguro Fiança Locatícia? 

Primeiramente você deve encontrar o imóvel que deseja alugar, em seguida saber quais as opções que o locador oferece para alugar o imóvel, se o mesmo aceita o seguro fiança locatícia, fazer todo o contato com a imobiliária e seguir a diante de toda contratação do seguro de acordo com os meses que você decidir ficar no local, 6 meses, 1 ano ou mais. 

Na Porto Seguro você tem o conhecimento dos seguinte Seguro Fiança e o mesmo oferece duas opções, que você pode conferir, a seguir: 

Porto Seguro Aluguel Essencial 

Tem o preço pré-fixado de acordo com o valor do aluguel. Nessa opção existe a possibilidade de contratação de um pacote de coberturas, e há um limite de indenização baseado no valor do aluguel. 

Porto Seguro Aluguel 

Nesse produto, o preço é variável, de acordo com o perfil do cliente e os valores da locação. Nessa opção a cobertura oferecida ao proprietário pode chegar até 30x o valor do aluguel. 

Fale com um Especialista Secury e faça sua cotação. 

 

Fonte: Porto Seguro, Alliate, E.xame