Saiba as tendências em tecnologia no setor da Saúde

Sabemos que a implementação de novas ferramentas e serviços digitais são fatores decisivos que aumenta a satisfação do paciente com o atendimento das operadoras e seguradoras. 

Cada vez mais a tecnologia fica presente na nossa vida. Durante a pandemia que vivemos é necessário ainda mais nos acostumar com a realização da nossa rotina pela tela do celular e do computador. 

A área da saúde teve uma revolução na tecnologia desde o começo da pandemia. Foi quando acelerou a tecnologia dentro das práticas clinicas e na gestão hospitalar. 

A previsão é de que toda essa movimentação não pare, pois o mercado de TI dentro da saúde continue crescendo. 

De acordo com o relatório Future of Healthcare Report, que analisa o setor e as previsões para os próximos anos. Mais de 50% dos consumidores estão interessados em soluções virtuais, como a telemedicina.  

Isso indica a necessidade de que os profissionais continuem investindo em inovação tecnológica para melhorar o atendimento aos pacientes. Esse investimento aumenta na eficiência de processos e tratamentos.

Luis Barros, gerente de Marketing e de Inteligência de Mercado da MV diz que: 

“A ascensão das soluções digitais foi fundamental durante a pandemia. Esse cenário não só expôs velhas falhas dos sistemas como reforçou a necessidade de inovações baseadas na tecnologia para atender a demandas que, até então, não pareciam urgentes” 

A MV é especialista em desenvolvimento de softawares na América Latina. A empresa traz algumas considerações sobre quais devem ser as tendências da tecnologia na saúde. 

Vamos conferir abaixo:

Estratégia omnichannel 

Segundo uma pesquisa da McKinsey, realizada com 7.500 consumidores em 6 países. Uma taxa de 79% dos entrevistados demonstraram uma grande preocupação com o próprio bem-estar. 

Os entrevistados comentaram que o uso de dispositivos médicos, serviços remotos como rastreadores de atividades físicas e sono, por exemplo, contribuem para o auto cuidado e bem estar. 

A necessidade de se adaptar para atuar em múltiplos canais será a chance das empresas aproveitarem um mercado em expansão. Conquistando a confiança de pacientes e contribuindo para sua saúde. 

Telemedicina 

Se, durante a pandemia, o número de atendimentos remotos já registrou um crescimento considerável, tudo indica que isso continuará aumentando. 

Conforme um levantamento feito pela PwC Consultoria, 91% dos entrevistados usaram atendimento virtual por vídeo ao longo dos dois últimos anos e fariam isso novamente. 

Isso confirma que essa solução deve se consolidar a partir de 2022. 

Mesmo com esse aumento de ampliação do sistema é preciso que as empresas de saúde e as equipes médicas continuem protegendo a privacidade e os dados dos pacientes. 

O que reforça, também, o papel das empresas e soluções em segurança cibernética, aumentando a procura pelo Seguro Cyber. 

IA e Machine Learning 

Inteligência Artificial (IA) é capaz de aumentar a produtividade dos serviços de saúde e produzir melhores resultados. 

Análises de variáveis como sintomas, estilo de vida, idade, status social e outros aspectos podem contribuir para diagnósticos presenciais ou remotos.

O uso de IA pode apoiar em uma variedade de áreas, como a administração e assepsia hospitalar. 

Portanto a IA também pode ser útil na busca e na redução dos ciclos de desenvolvimento de medicamentos e possíveis tratamentos para doenças existentes. 

Sendo assim, isso gera redução de custos e torna os processos de simulações mais rápidos. 

Wearables por toda a parte 

Dispositivos inteligentes, de inaladores a colchões, passando por aparelhos de eletrocardiograma (ECG) e monitores portáteis de frequência cardíaca, auxiliam na prevenção de doenças crônicas. 

Permitem o acompanhamento remoto de pacientes por equipes médicas e facilitam várias operações, como intercâmbio de dados com software de telemedicina, entre outras vantagens. 

A pandemia aumentou não apenas o uso de wearables, mas estimulou o crescimento de plataformas digital-first. 

Com o uso da tecnologia, os pacientes recebem alertas quando chega a hora de repor os remédios ou de agendar uma consulta. 

Esses dados é um guia de muita utilidade, caso seja necessário. 

Diferentes realidades 

Realidades virtual, aumentada e mesclada são exemplos de mundos gerados por computador.

Que podem aprimorar de forma significativa a maneira como a medicina é praticada. 

Isso significa que, por meio dessas simulações, os profissionais de saúde podem planejar:

  • operações
  • terapias
  • consultas
  • analise de resultados prováveis de diversos procedimentos

A tecnologia VR pode ser usada para melhorar uma variedade de tarefas hospitalares, tanto no local quanto eletronicamente. 

O treinamento cirúrgico, o ensino de alunos com simulações de casos reais e a criação de experiências hospitalares virtuais são exemplos de uso de VR na saúde. 

“A expectativa é que, assim como tem ocorrido ao longo dos últimos anos, muitas outras atividades possam ser aprimoradas no meio virtual, com o uso de tecnologias digitais mais eficientes e modernas. Com esse movimento, reformas que levariam uma década para serem implementadas vão ser feitas em poucos meses”, finaliza Luis. 

 

Fonte: Revista Apólice, SEGS, Portal Hospitais Brasil