Rede Credenciada x Rede Própria no Plano de Saúde

A diferença entre elas é que a credenciada possui diversos prestadores de serviço a saúde de diferentes unidades, já a própria possui as próprias unidades de atendimentos que são de propriedade da operada

Se você está pensando em contratar um plano de saúde, é importante conhecer o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde e entender a diferença entre Rede credenciada e Rede própria. 

Eles podem ser divididos entre rede própria ou rede credenciada, oferecido pelos convênios para atender seus pacientes. 

Conhecer a rede de atendimento disponível significa que você saberá quais médicos, hospitais, clínicas, laboratórios e demais profissionais de saúde estarão à disposição para atendê-lo ao longo do contrato. 

Então vamos descobrir a diferença?   

O que é Rede Credenciada do Plano de Saúde?  

Rede credenciada do plano de saúde é composta por diversos prestadores de serviço e estabelecimento de saúde. 

Os mesmos são conveniados ao Plano de Saúde e podem oferecer atendimento médico, sendo eles: médicos, profissionais da saúde, hospitais, laboratórios, clínicas, entre outros.  

De acordo com cada operadora de saúde, a rede pode ser terceirizados ou conveniados, e pagos pela operadora de saúde conforme o uso dos seus serviços, com unidades prestadoras de serviço em diferentes regiões e localidades, dependendo da cobertura do plano. 

Vantagens de uma Rede Credenciada 

Confira as vantagens de escolher uma Rede Credenciada para o seu Plano de Saúde: 

  • Comodidade: com uma ampla rede credenciada, você pode encontrar, por exemplo, atendimento em uma unidade próxima à sua residência. 
  • Praticidade: com mais redes de atendimento, é possível garantir atendimentos mais rápidos. 
  • Facilidades exclusivas: com diversas redes credenciadas ao plano, é possível contar com uma variedade de benefícios, por exemplo, ter acesso a um resultado de exame no mesmo dia. 
  • Flexibilidade: se você viaja muito, é importante contar com cobertura de saúde em outras localidades, caso seja preciso em alguma eventualidade. 

Sabendo também que sua rede credenciada pode ter atendimento em outras regiões, estados ou país.  

Essas informações são concedidas enquanto você está fazendo a escolha de possuir uma rede credenciada no seu Plano de Saúde. 

Ao escolher um plano de saúde com rede credenciada, é importante verificar não apenas a questão da disponibilidade de estabelecimentos ou profissionais de saúde, mas também a qualidade e avaliação dos mesmos.   

Lembre-se de ter todas as informações necessárias e dúvidas esclarecidas antes de assinar o contrato do seu plano. 

Seguro Saúde. Dicas importantes antes de contratar 

O que é Rede Própria do plano de saúde? 

A rede própria é exatamente o contrário da rede credenciada, pois indica que as unidades de atendimento são da própria operadora de saúde, ou seja, não são terceirizadas e nem credenciadas. 

São laboratórios, hospitais e clínicas que pertencem ao próprio plano de saúde.   

Vantagens de uma Rede própria 

Abaixo algumas das vantagens de escolher uma Rede Própria para o seu Plano. 

  • Qualidade assistencial: o plano de saúde que conta com rede própria pode oferecer um atendimento multidisciplinar aos pacientes, pois concentra todo seu histórico de tratamentos e pode trabalhar com ações preventivas para evitar a ocorrência de doenças mais graves.  
  • Protocolos atualizados: para manter altos níveis de atendimento e satisfação dos usuários, as operadoras adotam modelos e protocolos médicos em alta, recomendados por diferentes autoridades, como a Organização Mundial da Saúde e outros institutos respeitados.  
  • Preço mais em conta: com as redes próprias, as operadoras conseguem cobrar um valor menor.   

Os custos dos planos de saúde com rede própria são, frequentemente, menores em comparação à rede credenciada.  

Isso acontece porque, como a operadora conta com estrutura particular, o preço médio de cada procedimento costuma ser mais baixo que o valor pago a terceiros. 
 

Qual é melhor: Rede Própria ou Rede Credenciada? 

Para saber se é melhor contar com um plano com rede credenciada ou rede própria, primeiro, é preciso saber quais são as suas necessidades atuais. 

Se você viaja bastante, se você tem preferência de redes de atendimentos próximo a sua casa ou próximo ao seu trabalho e também opta por atendimento personalizado ou em estabelecimentos de referência? 

Ao entender melhor quais as suas preferências e o que deseja num plano de saúde respondendo as questões acima, você vai saber a opção mais adequada para a sua realidade. 

No processo decisório entre rede credenciada ou própria, as operadoras de planos de saúde devem analisar com cuidado a distribuição geográfica de seus beneficiários. 

Por fim 

Se você possuir um médico de confiança ou estabelecimento de preferências busque-os no catálogo da rede credenciada.  

Se desejar, é possível optar pela contratação do reembolso para utilizar prestadores de fora da rede. 

Vale lembrar, por fim, que as operadoras podem oferecer planos com preços e coberturas diversificadas.  

Conte com a ajuda de um Especialista da Secury para esclarecer suas dúvidas e colaborar no processo de contratação do melhor plano. 

 

Fonte: BarelaDosea SegurosBlog Bidu