Saiba como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários.

O Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários atua em prol dos médicos veterinários e clínicas, protegendo o segurado contra reclamações pelos serviços prestados aos pets.  

Oferece amparo em ações judiciais e com os custos de defesa, cobrindo perdas relacionadas a qualquer contestação de “terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais”. (Porto Seguro).  

É um tipo de seguro que repara o dano que um médico veterinário ou empresa (no caso clínica veterinária) causa a outra cobrindo erros e omissões da sua equipe.  

Diariamente, as clínicas veterinárias recebem animais de estimação para realizar procedimentos. 

Consultas, cirurgias, atendimentos de emergência, fisioterapias… inúmeras são as atividades desenvolvidas nas clínicas e que exigem total atenção dos médicos veterinários.  

Confira as novas regras do Seguro de Responsabilidade Civil 

No entanto, a alta demanda de serviços expõe os profissionais e as empresas ao erro, o que pode acarretar prejuízos a reputação e significativas perdas financeiras.   

Por isso o seguro de Responsabilidade Civil é ideal para a proteção do seu negócio.  

Crescimento do mercado exige cuidados redobrados com animais de estimação e motiva a busca pelo Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários 

Os animais de estimação ganharam espaço nos lares e corações de muitas famílias.   

Motivados por essa nova realidade, o mercado de pet shops e clínicas veterinárias cresceu no Brasil e gerou novas demandas e responsabilidades aos profissionais da área.   

Em meio à pandemia da Covid-19, muitos brasileiros buscaram nos animais uma companhia enquanto passavam mais tempo em casa devido às medidas de combate ao coronavírus 

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), houve aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros durante o isolamento social.    

O levantamento ainda indica que os tutores começaram a cuidar melhor dos animais e frequentar mais os veterinários. 

Fortalecimento dos laços com os animais aumenta o cuidado dos seus donos

O percentual de tutores que enxergam os animais como filhos ou membros da família aumentou. 

Mostrando que o período também foi relevante para fortalecer os laços entre aqueles que permaneceram com seus animais.  

Também diminuiu o percentual de pessoas que enxergam os animais apenas como um bicho de estimação. 

A maioria dos tutores de cães levaram os animais a alguma consulta veterinária durante a pandemia, sendo a maioria para prevenção ou aplicação de vacinas. 

Por isso, o seguro RC Veterinário tornou-se a escolha perfeita para quem cuida dos pets.  

Quem pode contratar o Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários?  

O Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários pode ser contratado por médicos veterinários que atuam de forma autônoma ou em clínicas e pet shops.  

Sendo eles: 

  • Veterinário 
  • Clínica Veterinária 
  • Hospital Veterinário 

Em suma, o seguro de responsabilidade civil para veterinário custeia diversas despesas relacionadas a processos movidos por clientes e reduz o impacto financeiro do segurado. 

Seja ele o veterinário ou a clínica ou hospital que trabalha os profissionais. 

Quais as coberturas básicas do Seguro de responsabilidade Civil para Veterinários?  

  • Falha Profissional: A Seguradora pagará as Perdas, incluindo os Custos de Defesa, decorrentes de qualquer Reclamação de Terceiros apresentada contra o Segurado por qualquer Ato Danoso cometido pelo Segurado 
  • Custos de Defesa: Refere-se a todos os custos processuais, honorários de advogado, perito, e assistentes técnicos, referente a recursos e despesas inerentes ao processo nas esferas civil, administrativa e arbitral, em relação a defesa e solução de qualquer Reclamação, sempre que relacionado a um risco coberto 
  • Dano Moral: Cobre as despesas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre o segurado por danos materiais ou corporais 
  • Custos de comparecimento ao tribunal: Reembolsa as despesas, considerando as tarifas para cada dia que for preciso comparecer a julgamento 
  • Custos de restituição de imagem: Cobre os custos de restituição da imagem do segurado em consequência de uma reclamação 
  • Entre outras coberturas 

Outras extensões de coberturas no Seguro de Responsabilidade Civil para Veterinários:

  • Responsabilidade Solidária: A Seguradora pagará as Perdas, decorrentes de qualquer Reclamação de Terceiros apresentada contra o Segurado baseada em responsabilidade conjunta de qualquer Atos Danosos cometido por qualquer empregado independente, ou subcontratado ou pessoa contratada para a prestação de um serviço, que possua um contrato assinado com o Segurado ou uma Subsidiárias, e que preste serviços sob a direção e supervisão do Segurado ou uma Subsidiária. 
  • Difamação, Calúnia e Injúria: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre difamação, calúnia ou injúria feita involuntariamente pelo segurado durante a atividade profissional.
  • Propriedade Intelectual: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros sobre violação não intencional de direito de propriedade intelectual, exceto patentes e segredos comerciais cometidos pelo segurado durante a atividade profissional.
  • Extravio, roubo ou furto de documentos: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação por danos a documentos de terceiros, dos quais o segurado seja legalmente responsável e que tenham sido destruídos, danificados, perdidos, alterados, roubados eliminados ou extraviados durante o período de vigência da apólice em consequência da prestação ou falta de prestação dos serviços profissionais.
  • Ato desonesto de empregados: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros contra o segurado, a respeito de conduta de má-fé de algum empregado em sua atividade profissional.
  • Novas Subsidiárias: Cobre as perdas relacionadas a qualquer reclamação de terceiros contra o segurado a respeito de conduta de má-fé de um empregado durante as atividades profissionais.

Na hora de escolher a apólice que melhor atende seu negócio, lembre-se de falar com um especialista Secury, estamos aqui para te ajudar a proteger a sua empresa.  

Fonte: Blog da Poolseg, Revista Galileu, Cães e Gatos